Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007 – Lula lá!

Pois é, chegamos ao final de ano! Fim de 2007!
Realmente, o tempo passa muito rápido , próxima semana iniciaremos 2008, logo estaremos no Carnaval, Festas Juninas, Dias das Crianças e... Natal. Junto com ele lá terá ido mais um ano.

O ano de 2007 foi cheio de alergias e tristezas. Um ano com muito a se discutir, aprender e esquecer. Então, já que foi um ano onde tivemos muito o que ver e ouvir, vamos aproveitar para relembrar alguns destes fatos, comentá-los e ver o que podemos aprender e melhorar a partir de 2008 com base no que vimos em 2007.

Sim! estou propondo uma retrospectiva 2007 aqui no Congresso Nacional! Então vamos lá! Forcem suas memórias, pesquisem na internet e vamos comentar cada um dos acontecimentos mais marcantes deste ano que está para acabar!!!

Para eu começar, vou direto ao primeiro dia do ano e a um assunto muito preterido pela nossa nação: Política!
"1º de janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assume o seu segundo mandato presidencial. No discurso de posse, Lula promete fazer um segundo governo voltado para o crescimento econômico. Sem falar em números, Lula diz que o crescimento será combinado à inclusão social e distribuição de renda.

Novamente Lula! Enquanto lula iniciava seu segundo mandato, a população se dividia em dois blocos de opinião, cada qual com seu próprio desejo. para alguns este era: "Tomara que Lula faça um governo melhor do que o anterior!", enquanto que para outros, este desejo era: "Tomara que Lula faça um governo menos pior do que o anterior!".

Sendo sincero, vejo o governo Lula como uma continuidade do governo Fernando Henrique (dos dois mandatos), este que era uma continuidade do governo do nosso querido e discreto Itamar Franco.

Entendo a presidência como o cargo político mais importante do país, mas um cargo onde não se pode ou deve ser muito original nas tomadas de decisões. Claro que Itamar, Fernando e Luis pensam e agem diferentes, mas apesar de suas opiniões e histórias diferentes, acabam seguindo a mesma trilha, pois esta é a única cabivel de se seguir, a úinica trafegável. O que muda são a velocidade, o rítimo, os obstáculos e os companheiros de caminhada.

Decisões e planejamentos diferentes que buscam um mesmo fim: a estabilidade e sustentabilidade econômica. Investimentos na parte social existiram, assim como na infra-estrutura de base, mas grande parte da energia do governo esteve, está e estará voltado a economia.

Sinto que o governo está no caminho certo, apesar da morosidade com que o país vem crescendo. tem muito ainda a ser feito, confesso, mas acho que a trilha adotada para seguir este caminho, escolhida ainda na época do Itamar Franco, é a trilha que vem dando certo.

É possível melhorar? Aumentar este ritimo?
Sim, sempre se é possível melhorar, entretanto, ainda somos muito afetados pela situação econônica externa e pela especulação financeira, tanto interna quanto externa (e quem não é atualmente?), e não há formas de sermos drásticos na tomada de decisões sem que estas possam parecerem temerárias demais à estes que aqui investem, o que acabaria afugentando-os e ai, nem que se estas decisões sejam milagrosas no sentido de crescimento interno, sem investimentos externos, estamos fadados a decair.

O jeito e fazer aquela fézinha no cara e em sua equipe, passar a cobrar do governo, em todos os níveis, aquilo que nos é por direito e tentar ajudar a melhorar este país, pois mesmo as boas pequenas ações do dia-a-adia são capazes de contagiar as pessoas e criar um clima de auto-ajuda coletivo, com todos se tornando um pouco menos egoístas, mesquinhos e hipócritas.

Espero que aquilo que o nosso presidente fez, que talvez não tenha sido muito e nem o ideal, e aquilo que ele prometeu e não fez, nos sirva de exemplo de como devemos ou não agir, pois não podemos simplesmente continuar jogando a culpa naqueles que elegemos e esquecermos que NÓS os elegemos, que NÓS não os acompanhamos e NÓS não os cobramos.

Acho que o ano de 2007 mostra, através do início do segundo mandato de Lula, que todos nós merecemos uma segunda oportunidade para fazer as coisas certas, fazer aquilo que deve ser feito e da maneira que se deve fazer. Então, vamos aproveitar esta oportunidade e começarmos dar o melhor de nós para mudar este país e as nossas vidas, pois há muito percebemos que o suficiente de nós não é realmente suficiente para mudar coisa alguma!

Nenhum comentário: