Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Brasil, o país do futuro! II

O Banco Mundial mudou a metodologia para avaliação de paises para acompanhamento e análise das economias mundiais, segundo a nova metodologia, o Brasil agora é a 6ª maior economia do mundo, ao lado de França, italia, Reino unido e Rússia.

De sétima para sexta maior economia mundial, chegando a ter agora 3% da riqueza mundial gerada aqui, em território tupiniquim. Nesta nova metodologia de análise, além do calculo do PIB, há uma variante que faz análise do poder de compra de cada cidadão, algo como a pesquisa de uma revista econômica de calcula quantos Big Macs o cidadão de cada país compra com cem dolares.

Na análise restrita a América do Sul, o Brasil representa 50% da riqueza gerada, o que condiz com o território, mas não deveria condizer com a realidade. É algo realmente espantoso, algo que só mostra como a América do Sul está mal.

Como disse Pero Vaz: "Nesta terra, tudo que se planta, dá!". Um país enorme, com grandes capacidades em todos os sentidos e aspectos, que é muito mal aproveitado e quando aproveitado, é por uma minioria, a qual realmente não faz questão alguma de ver as coisas mudadas.

Realmente é perceptivel que desde a entrada do "Plano Real", ainda no governo de Itamar, o país vem melhorando ano a ano, a questão é que está melhora se dá na velocidade do caminhar de tartarugas e, de forma bem mais rápida, a disparidade no poder de compra entre os níveis sócio-economicos se dá muito velozmente.

Quando teremos uma equação socioeconômica que vá realmente corrigir estas desigualdades? Quando esta riqueza gerada pelo nosso país será aplicada no desenvolvimento dele mesmo e de sua população? Que tal um pouco de retorno benéfico a quem realmente ergue as mangas e soa a camisa dia após dia?

Nenhum comentário: