Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007 - Morre Coronel ACM

20 de julho - "População enfrenta fila para se despedir de ACM no Palácio da Aclamação, em Salvador"
"O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) morreu aos 79 anos, em São Paulo, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. ACM estava internado no InCor-SP (Instituto do Coração), do Hospital das Clínicas, desde o dia 13 de junho, quando deu entrada para tratar de complicações renais e cardíacas."

Criticado, controverso, bajulado, ironizado, mas um ícone da história da política conteporânea brasileira. Este era o famoso Antônio Carlos Magalhães, o ACM. Dono de metade do estado da Bahia, assim como Sarney é do Maranhão, ACM esteve presente nos maiores acontecimentos do Brasil no último século e teve poder e capacidade para manipulá-los a favor de seus interesses.

ACM pode ser julgado como um bom ou mal político, isso não vem a questão neste momento, mas o que vem é o seu poder como "coronel", moldado nas formas de um sistema quase que feudal de "politiquismo" ainda tão recorrente no nordeste brasileiro, que posso até pensar que este é um tipo de político atemporal!

Para a maior parte do povo baiano, um heroi, para mim, um cara com visão e capacidade para por um estado aos seus pés. Tudo bem, ele nunca foi cotado ao cargo de maior peso, a presidência desta republica de bananas, mas pudera, ele era rei em seu estado, mais não tão forte quanto afrontava o restante do país, principalmente sul e sudeste.

Enxergo em sua história um momento pelo qual acho que toda a sua vontade política veio a decair, a morte de seu filho, este sim, provavelmente um forte candidato a cadeira da presidência. Talvez este fato tenha comprometido as expectativas e desejo ávido de ACM pelo poder, talvez o tenha envelhecido mais do que o normal, mas fato é que desde a morte de seu sucessor natural, ACM não foi mais o mesmo.

De todos os políticos coronéis do Brasil, acho que foi ACM o que exerceu a maior influência sendo o mais amado e odiado de todos. Vejo em sua morte talvez um divisor de águas, pois nem mesmo Sarney tem tanto poder político como tinha ACM, então, talvez, a morte de ACM tenha começado a sepultar de vez este tipo de político e política, coisa de curral e coronel mesmo.

Não torço para que a alma de ACM esteja num purgatório a espera de seu julgamento e sua pena pela eternidade, mas torço pata que ele tenha levado consigo em seu caixão este jeito tão primitivo de se fazer política.

Nenhum comentário: