Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

"Ingana" que eu gosto

O Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), ligado ao governo federal, divulgou estudo mostrando que os pobres pagam, proporcionalmente, mais impostos do que os ricos. A razão disso é simples: os impostos indiretos. Números: os 10% mais pobres comprometem 33% do que ganham com impostos; os 10% mais ricos, 23%.

O pobre se imagina livre da mordida porque não paga imposto de renda. Nesse caso, ricos e pobres são diariamente enganados porque não fazem a menor ideia de quanto pagam de imposto ao comprar cada produto. Basta uma simples medida educativa, simplíssima, para acabar com enganação --na hora da compra, sermos informados sobre quanto vai para manter os governos, onde, como sabemos, o desperdício é a regra.

Assim, todos os dias poderíamos sentir o peso do governo --e ficar ainda mais estimulados a cobrar melhor resultados.

Brinca-se que somos país "Ingana" --o imposto inglês com o serviço público de Gana. Medidas educativas para conscientizar sobre como pagamos nossos impostos ajudariam a ser menos enganados. E, quem sabe, ficarmos menos próximos de Gana e mais da Inglaterra.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u589023.shtml

4 comentários:

Alfredo de França disse...

Vale lembrar que o ICMS é um imposto estadual. O senhor Serra e companhia do PSDB bem que poderiam vir a público explicar o motivo de uma alíquota tão alta.

Pergunta, alguém viu o Governo do Estado colocar um tijolo sequer em Guarulhos nos últimos anos? Se virem ou ficarem sabendo, me avisem!!

Wagnelson da Silva disse...

Pois é. Não sabemos para aonde vão todos os tributos que somos compelidos a pagar diarimente.

ICMS, IPVA, IPTU, IPI, ISS, e tantos outros que pagamos sem ao menos saber quais as siglas, quiça para onde são destinados tais tributos.

Infelizmente, somos obrigados a contribuir para fins alheios a nossa vontade, ao nosso interesse democrático, porque nem para pagar dispomos da transparÊncia inerente á democracia, já que nem sabemos quantos e quais tributos estão vinculados ao produto ou serviço do qual nos servimos.

Vivemos no país que tem a maior carga tributária do mundo e um dos que menos prestam contas aos contribuintes.

Assistimos, em liguagem cifrada, atos clandestinos, ou melhor, de ''segurança nacional'', criados por nosso legislativo federal, que reluta em prestar contas, cujo presidente do senado, casa nobre da democracia brasileira, patrocina uma das maiores imoralidades da atualidade.

Vemos diariamente a indústria do crime expor seus ''colaboradores'' a mais sanguinária das batalhas e culpamos o poder público de não agir, sem saber que somos o público do poder.

Finalmente, não ligamos para toda falta de vergonha que temos em relação ao descaso. Nem dispomos de ativismo para resolver a presente situação que nos assola e que criticamos veementemente.

A conclusão mais sensata para tamanha falta de democratismo é o falta de identidade coletiva, doutrina social, que deixou de ser ministrada nos lares familiares.

Respondendo a pergunta, não tenho nem idéia se existe ou não contribuição estadual no município de Guarulhos no que diz respeito à todos os tributos estaduais, lembrando que o IPVA também tem caráter e competência estadual.

sejO! disse...

É importante entender duas coisas: A política e os Impostos....

A política: O estado é governado pelo PSDB e o município pelo PT, então não espere a colaboração do estado, assim como há pouca colaboração federal em nosso estado.

Os impostos: Os impostos federeis arrecadados em nosso município, em nosso estado, é desproporcionalmente dividido com os outros estados, principalmente em assistência social no Norte e Nordeste e obras na Venezuela, Haiti, além dos tradicionais desvios.

Soma-se os dois e você tem:
recolhemos impostos que MANTEM a pobreza nos cafundós do país, que sustenta os SARNEYS no poder, que faz o papel de MOCINHO lá fora (ele é O CARA), e quando a metrópole precisa de médicos, transportes, escolas e creches, esqueça! não veio o suficiente e o estado precisa de mais e mais...

Darth Magnus disse...

Somente pra atualizar a todos, os impostos em efeito cascata acumularam 35% neste mês de Junho, ou seja, aquele "Quinto dos Infernos", em referência ao que a Coroa Portuguesa coletava do brasileiros na época dom império, ficou pra trás a muito tempo. Se aquilo era o "Quinto dos Infernos", o atual "Terço" seria pra quem? rsrs