Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Almeida reclama do abandono do Estado no tratamento de esgoto

Fonte: Blog do Alfredo - www.alfredomarinho.blogspot.com

por Alfredo Marinho.

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, esteve presente nesta terça feira na plenária do Orçamento Participativo 2009, que aconteceu na Escola Municipal Chico Mendes, zona leste da cidade. Acompanhado pela maior parte dos secretários e vereadores que compõem seu governo, o prefeito fez um discurso muito aplaudido pela comunidade local, que compareceu timidamente ao evento.

Enquanto discursava, um telão exibia imagens de obras que a prefeitura realizou nos últimos anos e obras em andamento financiadas com recursos do PAC, entre as quais, a construção de duas centrais de tratamento de esgoto que deverão estar concluídas até 2010. Ao falar do assunto, o prefeito comentou que a cidade foi recentemente acusada pelo governo do Estado de ser a responsável pela poluição do rio Tietê devido não fazer o tratamento de seu esgoto. Segundo ele, o fato da cidade não tratar o esgoto se deve ao descaso do governo do Estado, que deveria investir em obras deste tipo na cidade através da Sabesp. Além disso, a cidade seria responsável apenas por 4% da poluição do rio. “Lá em São Paulo, nas marginais Pinheiros e Tietê o rio já está poluído”, disse.

Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo e não possui estação de tratamento de esgoto construída pela empresa de saneamento básico do Estado, Sabesp. “O governo federal está sendo parceiro de Guarulhos nessa luta, fazendo os repasses para as obras serem feitas. O governo do Estado devia ajudar a cidade ao invés de fazer uso político desse atraso”, disse.

O prefeito acrescentou ainda que até o final de seu mandato, que termina em 2012, a cidade estará tratando cerca de 70% de seu esgoto nas novas centrais de tratamento que serão construídas. Entre outras reivindicações, a população votou pelo bilhete único e pela implantação de um curso de medicina na Unifesp Guarulhos.

7 comentários:

sejO! disse...

Guarulhos, a 2² cidade do estado mais rico, a 10² cidade do Brasil não trata seu esgoto. Isso é uma Afirmação. Recentemente o Condomínio Ilhas Gregas onde moro ganhou um selo ambiental da prefeitura de Guarulhos por reciclar lixo (na verdade, separar e vender), ainda que, todo o esgoto seja despejado num ribeirinho do bairro (http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=25015).

O estado Atacou porque a cidade é (mal) governada por um partido diferente. Já o prefeito, respondeu erroneamente, com dados infundados.

Primeiro porque a cidade tem uma autarquia responsável por recolher e tratar o esgoto, nosso SAAE.

Segundo porque a cidade despeja todo o esgoto produzido, e isso não são apenas 4% como disse o prefeito. 1,2 milhões de pessoas vivem aqui. Outro detalhe é que o Tamanduateí e o Pinheiros vem depois de Guarulhos,, e sim, despejam também esgoto da capital no Tiête.

O estado, através da SABESP está investindo sim (http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/interna/0,,OI3364375-EI10425,00.html) no tratamento, não posso afirmar, mas essas estações da reportagem muito provavelmente tem dinheiro do estado.

O governo petista, aqui como no distrito federal, fala muito. Essas reuniões comunitárias sempre tem a presença de pessoas de fora do bairro, e isso eu pessoalmente já presenciei, numa tentativa de fazer quórum na mídia.

Guarulhos é um palanque. E assim tem sido usado pelos políticos que aqui chegam.

TRATAR ESGOTOS NÃO DÁ VOTO. Ninguém quer saber como está as águas dos rios, boa parte já foi canalizada e recebem nomes de córregos.

Os recursos do PAC (mais uma marca do governo federal) estão sendo investigados em Guarulhos (http://www.hojenoticias.com.br/brasil/procuradoria-vai-investigar-ex-prefeitos-de-guarulhos-por-desvio-de-ate-r-40-mi-em-obras/), pela lentidão das obras ou mesmo por não ter uma aplicação definida, além dos desvios. Quem da cidade não se lembra, no início do ano de 2008 a enxurrada de avisos de obras na cidade? Muitas levaram meses até ser parcialmente concluída as vésperas das eleições. Muitas ainda estão nas placas.

O dinheiro público, para político, é capim. E aqui em Guarulhos, nem capim, as empreiteiras do PT concretaram tudo.

Alfredo de França disse...

Algumas correções sobre os comentários do colega:

O link que vc destacou está falando de um convênio que a Prefeitura de Guarulhos fez, em caráter emergencial, para tratar o esgoto em São Miguel. Ou seja, Guarulhos vai pagar para a Sabesp (que é do Estado) para tratar nosso esgoto. Portanto, não há investimento do Estado nisso, nós vamos mandar o esgoto daqui para ser tratado na cidade vizinha que, diga-se de passagem, é a única que recebe obras do governo do Estado.

Nada explica esse descaso, nós pagamos diversos impostos estaduais e não temos retorno algum. IPVA e ICMS são bons exemplos disso, vai tudo para os caixas dos tucanos ou vira obra somente na Cidade de São Paulo. Com um Estado imenso para administrar, o Governo do Estado investi apenas na cidade de São Paulo porque é o maior palanque eleitoral do país. Isso sim é que é governar mal.

Enquanto o Governo Federal (PT) investi milhões em obras e benefícios sociais no Estado de SP (PSDB), nossa cidade (PT) por sua vez não recebe nada do governo Estadual.

Se formos depender do PSDB vamos ficar o resto da vida em picuinhas políticas enquanto o país fica inerte devido à falta de cooperação e investimento. Aliás, até mesmo entre eles não há acordo, o partido está rachado e sem definição sobre o próprio futuro.

Os dados apresentados pelo prefeito não estão errados, acho que vc não percebeu o contexto em que foram colocados, ele disse que de TODA A POLUIÇÃO DO RIO TIETÊ, Guarulhos é responsável por apenas 4% (do total). Além disso, qualquer um que andar pela marginal e olhar para o rio vai ver que SP ainda despeja toneladas de esgoto diariamente, apesar de tantos milhões que gastaram com obras para impedir isso.

As estações de tratamento que vão construir aqui não receberão um centavo do Governo do Estado, são obras do PAC em parceria com a Prefeitura de Guarulhos.

Sobre a cidade ser mal administrada, isso é uma opinião pessoal sua. Guarulhos renasceu sob o comando do PT, e isso é fato, basta andar pelas ruas, ver as escolas municipais (que triplicaram), o crescimento em empregos, as obras da prefeitura (que antes não existiam), os indicares sociais, etc. Poderia ser melhor? Sim, claro! Mas não dá pra dizer que está sendo mal administrada.

E finalizando, sobre a reunião do Orçamento Participativo, eu estava presente e sou testemunha de que a comunidade foi quem compareceu e ditou o rumo da reunião. É claro que não conheço todos que compareceram, mas no geral, aqueles que fizeram a diferença apresentando propostas e reivindicando eram do bairro, e eu votei nessas propostas (que foram as mais votadas). O que vc disse sobre essas reuniões, portanto, não se aplica a essa que ocorreu aqui.

Até!

Wagnelson da Silva disse...

Começo a comentar este tópico apresentando uma questão que se faz necessária para a corrente discussão: "Qual a finalidade da taxa de esgoto que é cobrada de acordo com o consumo de água?"

Não tiro a razão do atual Prefeito Sebastião Almeida ao desferir críticas a postura do então Governador José Serra, por este não se dispor a resolver o problema da cidade, considerado de suma importância para o meio ambiente como um todo.

Pesquisando pelos anais virtuais, tomei conhecimento de um texto interessantíssimo que guarda relação com o assunto em questão, cujo autor, Plínio Tomaz, ex-superintendente e ex-diretor do SAAE, faz um retrospecto da situação política que envolve o tratamento de esgoto da cidade (http://www.aceguarulhos.com.br/content.php?m=20070813163445).

No texto, o ex-superintendente do SAAE diz que o primeiro projeto que tratava do saneamento da cidade chegou às mãos do então Prefeito de Guarulhos Mario Antonelli no ano de 1964, prevendo a construção de uma estação de tratamento de esgotos em São Paulo, no bairro do Tatuapé.

Enquanto isso, os esgotos de Guarulhos eram despejados, sem o devido tratamento, no rio Tietê, cujo qual já estava poluído. Obras de captação desses esgotos foram iniciadas na cidade, mas nenhuma estação construída pelo Governo, como dispunha o referido projeto.

Em 1967 foi elaborado o Plano Geral de Expostos de São Paulo, criando um convênio que indicava o tratamento dos expostos de Guarulhos na estação do Tatuapé, em São Paulo, o que não vingou. No ano de 1974, o Governo do Estado de São Paulo apresentou um Plano Diretor para, novamente, tentar resolver a questão, porém não há relatos de ter sido posto em prática referido Plano.

Só agora, depois de mais de 40 anos e no calor das discussões ambientais, é que Governo e Município se unem para resolver um problema que há décadas vem sendo tratado de forma omissa pelo poder público, e ainda sim é motivo de disputa e propaganda política.

A falta de competência e de responsabilidade ambiental de todos que passaram e que estão no governo do Estado não justifica a omissão do Município, que aproveitou para descansar em "berço esplêndido", e o que é pior, instituindo e cobrando taxa para resolver um problema e que jamais fora iniciado.

Seria mais justo para o povo da cidade saber para onde foram destinados os recursos arrecadados com a citada taxa e, quantas vezes o Município foi discutir qualquer projeto para resolver a questão do esgoto na cidade, já que o assunto é velho conhecido da cidade.

Esses discursos políticos, guerras políticas entre partidos que administram os Municípios, Estados e até mesmo o País, deveriam ser extirpados dos jornais, das mídias em geral, que oferecem espaço de sobra para estes falastrões se promoverem com "afagos sociais" e esquecerem do interesse coletivo.

Wagnelson da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wagnelson da Silva disse...

Realmente, não discordo de nada que o Alfred narrou acima. Minha Guarulhos nunca foi tão bem administrada em toda sua história como está sendo há nove anos, a começar pelo trânsito.

Antigamente andar pela cidade era estressante, pois o trânsito era caótico, as ruas eram estreitas, sem planejamento, sem a devida sinalização, um verdadeiro horror. Hoje, para se ter idéia, do trecho que liga o centro ao bairro Vila Galvão, a média em horário de pico é de 15 a 20 minutos. A noite, com os semáforos desligados para economizar energia, o tempo é ainda menor.

Chegar a cidade era uma tarefa difícil, já que as duas principais entradas (acesso Dutra e acesso Fernão Dias), não esquecendo a entrada pela Penha, eram praticamente inacessíveis, isso há 10 anos. Hoje, com a ponte “espraiadas”, obra rápida, funcional e que nos custou uma bagatela, a chegada a cidade se tornou prazerosa, mesmo em horário de pico (entrando pela Avenida Guarulhos você aproveita para ver os filmes que estão em cartaz no cinema da cidade).

Não basta chegar a cidade por acessos fáceis e prazerosos. Precisamos de diversão e cultura, e foi pensando nisso que as praças que antes eram apenas praças, ganharam a denominação de Parque, afinal de contas, o sonho de toda praça é chegar um dia a ser parque.

Sem fazer menção as obras estruturais por toda a cidade. Andar pelas ruas dos bairros nunca foi tão divertido como agora. Além do conforto e da tranqüilidade, a segurança não deixa a desejar. Policiais militares são encontrados em quase todas as esquinas, fazendo patrulha ou trocando experiências e ocorrências com os agentes da Guarda Civil Metropolitana, que contribuem veementemente com a segurança pública.

E para os ativistas ambientais, o transporte público também foi agraciado com os recursos público e recebeu melhorias por toda a cidade. A contar pelos incontáveis terminais urbanos espalhados por toda a cidade em pontos estratégicos. Além da redução do valor das tarifas, que hoje são insignificantes frente aos benefícios do transporte coletivo.

Veja Sejo, que suas alegações são realmente infundadas, já que a administração do PT é onipresente nesta cidade, desde a posse há 9 anos, até os dias de hoje, trabalhando noite e dia para resolver grande parte dos problemas da cidade, desde estruturais, sociais, ambientais, educacionai.

Sugiro que vcê comece a participar com mais frequência dessas reuniões comunitárias, que são fundamentais para as decisões administrativas da cidade.

sejO! disse...

Realmente não vou discutir os diálogos do estado PSDB com o PT (ainda que devesse). As obras na cidade tem um ciclo bienio, a cada nova eleição, as obrar voltam a todo vapor, e se não houver dinehrio, não há problema, faz empréstimos. Na verdade nunca tive a oportunidade de ver a cidade bem administrada. Sempre houve nepotismo, desvio de verba, etc. Os pólitos aque apenas tem olhos para seus interesses, e por isso a cidade patina nos anos oitenta, ainda. Claro que o crescimento populacional (e seus problemas decorrente dessa praga) impediram um planejamento para crescer com responsabilidade. A culpa não é somente do Elói, antes dele nada fizeram o Jovino, o Néfi, o Papoto, o Thomeu, o Osvaldo. Dizer que recapeou ruas, reformou escolas (e olhe a que preço, pesquise) ou um ponto de coleta de recicláves.... isso é muito pouco. Temos um povo completamente sem educação, seja na escola, seja no trânsito. Calçamento de passeio você só encontra em alguns centros, e se você for um cadeirante ou estiver empurrando um carrinho de bebê terá de disputar espaço com os carros. A cidade está cada vez mais quente, com cada vez menos sombras. Algum tempo ví uma reportagem que engrandecia Guarulhos por reciclar as árvores, fazendo brinquedos de parques e bancos com a madeira... Boa, que tal plantarmos agora? a praça em frente a meu trabalho teve metado das árvores retiradas para concretar seu centro. Cada vez mais e mais, a mal conservação das vias causam acidentes ou prejuízos, e somente as vias que ligam bairros aos centros têm alguma superfaturada e sem garantia obra remediada. Agora como não culpar a administração que está no poder? Culpar o estado pelo IPVA? Existe sim, em todos os imposto, o retorno para as cidades, não proporcional ao seu tamanho ou população, mas segue um critério próprio definido em lei, e tem seu destino dentro da cidade também definido em leis. Se são poucas as obras aque, cabe ao município ir ao palácio solicitar. A obra do Trem (um projeto estadual que conta com a participação do município e recursos inclusive federais) foi recentemente barrada por um cidadão guarulhense por problemas na documentação ambiental. Oras... o trem virá margeando a Ayton Senna e a Baquirivú, que todos sabemos que são terríveis córregos cheios de bosta e ratos, margeados por favelas, o que impede de ocupar 4 metros de largura duas vias ferreas, permeáveis, que transportará certamente centenas de milhares por dia e poupará que não tem a oportunidade de um transporte coletivo de mais veículos nas vias? Recentemente começou a funcionar uma escola estadual no meu bairro, de frente a uma comunidade, um predio muito bonito e houve muitos que disseram que era obra do município, e sabe porque? Na mesma época houve a reinauguração de uma escolinha infantil próximo, com queima de fogos, palanque, prefeito, se bobear até a fantoche da Dilma esteve. Essa escolinha, mais uma vez está em reforma.... Vem ai uma nova reinalguração.
Enfim, alguma coisa a administração municipal de certa forma fez mas, infinitamente vejo mais problemas a soluções.
Talvez eu seja apenas mais uma "gente imbecil, ignorante" a que se refere nosso "o Cara".

Darth Magnus disse...

Uau! Discussão acalorada! Só lembremos que o que vale é discutir atitudes e não partidarismo!!

Sobre o esgoto, politicagem e Guarulhos em geral, vale lembrar que os três não são sinônimos, apesar de muitas vezes assim parecer.

Concordo e discordo com o que foi falado por todos e explicarei, sem menções a opiniões pessoais, no que concordo e discordo.

O Brasil vem crescendo e se desenvolvendo numa política de continuísmo que só foi possivel de acontecer a partir de uma política econômica mais estável, uma política mais aberta e uma imprensa mais investigativa.

Crescemos como cidadãos e passamos, mesmo que minimamente, a acompanhar e exigir mais nossos direitos, isso obrigou aos politicos que tarbalhassem um pouco mais.

Existe sim ainda muita politicagem. Obras que só acontecem às vésperas de eleições, investimentos públicos somente a governos aliados, e muita propaganda pró e contra com o único objetivo de ganhar ou retirar votos na próxima eleição.

Aproximando a discussão a Guarulhos, vemos este mesmo cenário. Guarulhos vêm crescendo como municipio sim, mas não é só a partir do PT no governo que isso ocorreu. Não podemos negar o investimento de Thomeu na pavimentação da cidade, antes dele, éramos apenas um municipio de estradas de terra. Papoto, apesar de sua mediocridade, continuou com este processo e também fez algo em construções de prédios públicos. Nefi Tales foi uma vergonha, não lembro de nada grandioso em seu ultimo governo, só as manchetes da TV sobre seus desvios. Jovino não teve muito tempo de fazer nada, e o que fez foi as vesperas da eleição, então não tem como avaliar qualquer coisa.
Ai veio o PT, que teve sempre o apoio Federal e o esquecimento estadual. Guarulhos cresceu muito com o PT, se comparado ao que era, mas temos que olhar o que falta ainda melhorarmos, e isso é muito.

Entrando na questão do esgoto em sí, acho uma vergonha Guarulhso, uma cidade tão grande, não ter sequer uma estação de tratamento e pra mim, a desculpa da falta de ação estadual não é válida. O SAAE cobra taxas de esgoto de todos os cidadãos, mas nada investe neste quesito e é para isso que o SAAE foi criado, para não precisarmos depender da SABESP.

Parece que enfim, mesmo às vésperas de uma outra eleição, tanto o municipio, como as outras esferas do poder, entenderam que não tem amis como Guarulhos continuar a despejar tanto esgoto em côrregos e rios, pois, ao contrario do que mencionaram aqui, tratamento de esgoto da voto sim, pois entra na questão ambiental e hoje esta é muito relevante.

Resta-nos cobrar autoridades e acompanhar o desempenho, para na hora do voto escolhermos aqueles que melhor nos servem e, em meu caso, desimportante o partido.