Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Irã - parte 1

O que você acha do Irã, Reza?

"Eu amo o Irã, claro, é minha terra e é uma grande nação. Mas lhe digo, temos muitos problemas, em especial com este presidente. Muitas pessoas de outros países pensam que somos loucos e, as vezes, quando vejo Ahmadinejad na TV eu também penso que ele é louco. Todo esse papo que ele solta quando no exterior, falando sobre Israel o tempo todo e que no Irã não existe... homossexuais. Hah! Quem ele pensa que engana? Claro que os árabes devem gostar um pouco do que ele diz e, de certa forma, é interessante ver como ele enfrenta certas nações arrogantes do ocidente. Mas a pergunta é por quê Mahmoud Ahmadinejad? Alguns amigos meus gostam dele; dizem que ele é honesto e não é parte dessa corja revolucionária. Mas a maioria dos iranianos já ouviram promessas demais dele e de seu governo. Uma das mais significativas foi a promessa de não seguir o mesmo caminho de todos os mullahs nesses últimos 25 anos, que só enriqueceram a base do petróleo. Foi dito que ele colocaria o dinheiro do petróleo nas mesas do cidadão iraniano. Mas lhe digo, não tinha petróleo nenhum na minha mesa, tampouco dinheiro. Você sabe qual o valor da inflação no Irã? É 25%! Oficialmente dizem que é 13%, mas qualquer um sabe que é muito pior do que isso.

OK, isso em menor ou maior escala soa como políticos em qualquer lugar do mundo. Mas e sobre o programa nuclear? Todo mundo parece preocupado com isso. O que você acha? O Irã realmente precisa desse tipo de energia? Afinal o país tem a segunda maior reserva de petróleo e gás do planeta. E sobre armas nucleares, você acha que há a intenção de construir uma bomba?

"Bom, seja como for, o Irã tem direito a desenvolver seu programa nuclear. Muitos outros países desenvolvem seu poder nuclear, por quê seria diferente com o Irã? De fato temos muito óleo sob nosso solo, mas as refinarias são tão velhas e a maior parte do óleo é exportado e depois volta como petróleo. É ridículo. Além disso, a energia nuclear é mais limpa, não? Sabe o que mais me irrita é que apesar de todo o blablabla de nosso presidente, o Irã não quebrou nenhuma das regras do Tratado de não-proliferação nuclear, e mesmo assim os europeus e americanos continuam impondo sanções que tornam nossa economia ainda pior. Eu não quero uma bomba nuclear e nem acho que deveríamos ter uma - é perigoso demais. Agora, até a CIA já disse oficialmente que não estamos fazendo uma bomba, e as sanções continuam até hoje."

Um comentário:

sejO! disse...

O Petróleo é um grande problema para o Irã. Assim como foi para o Iraque, e é para outros países árabes, melhor, muçulmanos.
O Ocidente, melhor, os americanos pintam um Oriente Médio aberrador, que além de seus desertos e o cabresto da religião, tem homens bombas, mulheres sem clitóris, armas de destruição em massa prontas e apontadas para os Judeus em Israel (ou talvez em qualquer parte do mundo). Ao ler e ver antigas reportagens do Iraque (Babilônia para quem preferir) vimos riquezas extravagantes, cúpulas de ouro, Mercedes-bens, um lugar paradisíaco (mesmo com o regime militar de Russem). E hoje, quando procura-se alguma coisa a respeito, o que se encontra é uma terra dessolada, onde impera o terrorismo, a miséria, tudo de podre que um regime dominador pode prover num lugar distante. Esse é meu ponto de vista do que faz o Ocidente (E.U.A.) com os países que não baixam a cabeça para o sistema capitalista dominante do Tio Sam. A Venezuela que não se cuide.