Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

terça-feira, 29 de abril de 2008

TUDO PELA “NOVELA DAS OITO”

No último dia 24, nosso Excelentíssimo Presidente da República sancionou o projeto de lei cujo teor é alterar o fuso horário dos estados da Região Norte do país. A mudança atinge, principalmente, o horário do Acre e de 26 municípios do Amazonas que, em relação à Brasília, será de apenas 1 hora, antes eram 2 horas.

A lei foi aprovada dias após a entrada em vigor da Portaria 1.220/2007, determinando que as emissoras de TV adaptem suas transmissões aos diferentes horários vigentes no país, em respeito à classificação indicativa dos programas.

A exposição de motivos apresentada na lei justificam a alteração do fuso para “facilitar o transporte aéreo e a integração com o sistema financeiro nacional”. Mera dissimulação do criador do projeto, o senador Tião Viana (PT-AC).

A questão fundamental da Portaria em questão é que a Rede Globo seria obrigada a adequar o conteúdo da “novela das oito” para ser exibida de forma simultânea em todo o país.

No entendo, a emissora decidiu criar uma programação “própria” para os estados com o fuso diferente de Brasília. Assim, deixaria de transmitir ao vivo os jogos de futebol realizados no meio da semana.

A lei que trata da alteração do fuso, em princípio, passaria por plebiscito popular antes de ser apreciada pelo chefe do Poder Executivo. Porém foi alterada antes de chegar ao conhecimento do Presidente, que sancionou a lei “sem pensar” nas possíveis conseqüências da alteração.

Tal mudança é questão a ser discutida na comunidade cientifica, já que trará impactos do ponto de vista biológico, social e econômico, sendo irresponsavelmente ignorado por “nosso” representante.

Foi desconsidero o potencial aumento de energia que mudança acarretará, pois os estados “vítimas” não promovem o horário de verão. Sem falar nos prováveis impactos no metabolismo da população, já que muitos iniciarão suas atividades diárias ainda no escuro.

Mais uma vez o povo foi vencido sem ao menos entrar na batalha, restando apenas o consolo de que foi por um motivo nobre: a novela das oito.

6 comentários:

Alfredo de França disse...

Olha, eu acho meio difícil, para não dizer impossível, a Globo ter tanta influência assim no governo, tendo em vista que diariamente são promovidos ataques contra o governo no Jornal da Globo e no restante da programação em geral. Essa coisa de dizer que a Globo manda no Brasil é coisa de quem não entende a sociedade em que vive e quer encontrar uma solução simplista para encarar os problemas, é o mesmo que dizer que foi a Globo quem tirou o Collor do poder, balela... Entender os reais motivos por traz dos fatos sociais vai muito além disso.

Duvido que esse tenha sido o real motivo da mudança de horário, e no mais, o fato de o presidente ter sancionado a lei, nada mais é do que uma atitude de respeito ao legislativo que analisou e votou a proposta e aos profissionais que fizeram estudos para justificar a mudança.

Darth Magnus disse...

Sim. A mudança de horário foi realmente feita pra adequar os locais a lei da programação da TV, que impunha as emissoras horários diferentes de programação por região, seguinte a indicação pelo horário (ex. novela da Globo tem que ser as 21h em todas as regiões do Brasil, e no Norte estava sendo as 20h),não só a Globo com sua novela das Oito, que já é transmitida as Nove horas, mas de todas as emissoras.

Apesar de a lei da indicação por horários ter sido aprovada e sancionada, as emissoras conseguiram que sua legalidade fosse postergada, pois alegavam não ter recursos tecnológicos suficientes apara se adequar a ela. Balela. As emissoras preferem alegar incapacidade tecnológica a abrir mão de seus horários nacionais e rendas com propagandas.

A Globo manda no Brasil? Não. Talvez já tenha até conseguido esta façanha. não duvido, mas ainda a Globo continua sendo a melhor ferramenta para se atingir e derrubar qualquer político no país. E isto foi o que aconteceu no caso do Collor. O Collor havia declarado independencia do Congresso Nacional (não nós, mas sim aqueles que nada fazem de útil) o que gerou a ira dos coronéis partidários e, ainda, bloqueou as poupanças de todos, o que prejudicou demais as classes médias e altas, pois naquela época pobre não tinha caderneta de poupança. O que aconteceu? Através da ferramenta mais forte, Collor foi derrubado.
Ou será que a lembrança de vocês não consegue resgatar o dia em que o Collor em cadeia nacional pediu a todos que saissem com uma fita com as cores do Brasil no dia seguinte e a Globo pediu que todos saissem com a fita negra? Que cor que vimos nas ruas nos dias seguintes?

E não me venha com esta de "...o fato de o presidente ter sancionado a lei, nada mais é do que uma atitude de respeito ao legislativo que analisou e votou a proposta e aos profissionais que fizeram estudos para justificar a mudança."

Convenhamos: não existe respeito algum, talvez até algum, mas bem pouco, entre os poderes no Brasil. Analises? Profissionais? A única coisa que realmente existe são interesses pessoais e de classe. E são estes que sempre imperam.

Darth Magnus disse...

Como eu gosto de apresentar fatos e não especulações, vou postar aqui, na integra, um e-mail que eu recebi e, após constatar a veracidade do mesmo, resolvi postar por achá-lo interessante a este post e para mostrar como nem tudo é o que é apresentado e que sempre o interesse é o que manda!

----
"
Amigos!
Sempre fui da opinião de não aceitar coisas impostas e não é de hoje que vejo muitas incoerências nos programas de televisão que nos tenta vender suas verdades, suas facilidades e suas futilidades. Fico mais atento, principalmente naqueles programas que se revestem (aos olhos do público) como programas beneficentes, solidários, entre outras..
Como é o caso do 'ingênuo e inofensivo BBB-8' que enche os cofres da emissora.

Veja este caso REAL.

O bloco do Caldeirão do Huck 'Lata Velha' é uma grande farsa.

A fraude foi desmascarada por João Marcelo, um (in)feliz 'contemplado' (leia-se enganado) pelo programa da Rede Globo. Com o intuito de baratear custos e cumprir a promessa, o carro antigo a ser restaurado é trocado por outro, que então é reformado para se parecer com o carro do cliente. Após isso começa a segunda etapa, uma série de propostas e subornos para manter o cliente calado, até falsificação de documento e assinatura.

Fico a pensar se um bloco supostamente simples como o 'Lata Velha' tem tantas fraudes, apenas para conseguir lucrar em cima, quantos podres ainda estão sob as mentiras e calúnias da Globo? Um dia
a casa cai...

(texto original)

'Estava bom demais para ser verdade. Foi o que pensou João Marcelo Vieira, 37 anos, ao participar do quadro Lata velha, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O sonho de ver seu Opala verde, ano 79, transformado em uma supermáquina durou menos de 24 horas. No dia da gravação, o vendedor não percebeu que não existia mais nada do Opala no modelo reformado. Nem no dia seguinte, quando a produção rebocou novamente o carro para a oficina, alegando que iria acertar a documentação. Meses depois, ele recebeu o carro, e só então percebeu, com o documento na mão, que o registro era uma Caravan 79.
O próprio João Marcelo demorou para entender o que estava acontecendo.
O documento esclarecia as dúvidas: a Caravan marrom, que antes pertencia a Rubem de Souza, em Minas Gerais, teria sido comprada por ele próprio por R$4.200! O problema é que João, dono de um quiosque na Praia do Recreio, garante que nunca esteve na cidade de Ribeirão das Neves, em Minas, tampouco adquiriu o carro e muito menos assinou o documento de compra e venda. Estava, segundo ele, configurada a fraude. E começou uma odisséia em busca do verdadeiro carro.

'Me deram o documento do carro com minha assinatura falsificada e sumiram com o Opala, que era de um tio que morreu de câncer e me pediu para não vendê-lo nunca', lembra João Marcelo. O Opala, que tinha o apelido carinhoso de Ogro, estava caindo aos pedaços, só pegava no tranco, mas quebrava galhos. O quiosqueiro nunca tinha pensado em fazer a reforma. A participação no Lata velha foi sugestão de dois clientes, os atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima. A pedido deles, João Marcelo escreveu uma carta, entregue, em mãos, a Luciano Huck, durante uma festa. Dias depois, a produção do programa procurou pelo comerciante, fez entrevistas e fotos do carro.

'Na terceira entrevista, o Luciano apareceu no meu quiosque já para pegar o carro. Ele me propôs cantar uma ópera. Tive sete aulas de canto em Niterói. Tudo isso levou uns 26 dias. O carro supostamente foi para Belo Horizonte, eu acho, porque, até agora, a Justiça não conseguiu achar a oficina, cujo endereço foi passado pelo próprio dono, Paulinho Fonseca, baterista da banda Jota Quest', diz João Marcelo.
Para ter seu carro modificado no programa, João interpretou no ar 'O Sole Mio', de Luciano Pavarotti, e emocionou o público.

'No dia seguinte à gravação, dei uma volta com o carro, escoltado pela Globo. Logo depois, a emissora mandou rebocá-lo sob alegação de que atualizaria a documentação. No quarto dia, recebi um telefonema da Rita, da produção do Caldeirão, dizendo que uma pessoa do Sul tinha oferecido R$ 120 mil para comprar meu carro. Não aceitei porque minha intenção era ficar com o Opala modificado', explica.
Dois meses se passaram e nada do carro voltar. Ele conversou com Fernanda Lima, que conseguiu marcar uma reunião na Globo. Lá, João Marcelo diz que recebeu uma proposta financeira e que todos assumiram o erro do programa. Segundo o comerciante, a emissora não gostaria que o caso fosse para a Justiça.

O encontro teria acontecido na sala do diretor da emissora Aloísio Legey.

'Havia três advogados, o Paulinho, o Aloísio e a Ana Bezerra, diretora de produção. O Aloísio perguntou o que eu queria e disse que se eu levasse o caso para a Justiça demoraria três anos. Falei que não queria nada, só o meu carro de volta', conta João Marcelo, que não esperava uma reação tão enérgica do diretor:

'O Aloísio bateu na mesa e disse que isso poderia acabar com o programa do Luciano quando eu falei que minha carruagem tinha virado abóbora e, por isso, a situação era grave', afirma. O comerciante contou que ficou acertado no encontro que o programa devolveria o Opala transformado. Passados outros dois meses, o carro foi entregue.
Mais uma vez, era a tal Caravan:

'Quando me deram a documentação, vi que era da Caravan marrom. O carro foi comprado por R$ 4.200 e ainda falsificaram minha assinatura para legalizar a transferência. O número do chassi na documentação não era do Opala. As placas de identificação nas portas do veículo também eram de outro carro. O carro é um Frankenstein, foi remontado em cima de outra carcaça', garante.
Desde janeiro, corre na Justiça um processo contra a Rede Globo e a Oficina Nittro HotRods no cartório da 1ª Vara Cível, em Jacarepaguá, com um pedido de indenização por danos morais e materiais.

A pergunta que fica é a seguinte: Onde foi parar o Opala?!?...

E para quem ainda não acredita, aqui vai o link do processo em andamento:

Obs: observem que o domínio do link, Governo do RJ ... não é falso!

Se você entrar no site do Tribual de Justiça do Estado do Rio de Janeiro http://www.tj.rj.gov.br/ e fizer a consulta de processo pelo número
2007.203.000972-9, 1ª Instância, obterá os dados deste processo.

Ajudem a divulgar, as mentiras da Globo, que não podem ser escondidas do Povo Brasileiro !!!
---
"

Fica ai para aqueles que quiserem ler!

Acessem o link do Judiciário do Rio(http://www.tj.rj.gov.br/ ), no menu escolham "1ª Instância" e depois entrem com o número do processo (2007.203.000972-9), para que possam por si mesmos confirmar a veracidade da história.

sejO! disse...

Esse projeto de diminuir a diferença da hora legal do extremo oeste é antigo. A pouca população que ali reside, é obrigado, de qualquer maneira, seguir o horário do sudeste, principalmente relacionado a transações comerciais e bancárias. O Organismo pode sofrer um pouco, mas na realidade, vai tirar um pouco a tremenda distância do Acre com o restante do país.

Alfredo de França disse...

Ora, já que dizem que a Globo é tão poderosa assim a ponto de poder derrubar presidentes e mudar fusos horários do país, alguém pode me dizer então como pode a emissora não ser capaz nem mesmo de segurar seus melhores atores e apresentadores, que estão migrando em massa para a emissora concorrente?

Darth Magnus disse...

Não sei se alguém é de minha opinião, mas para mim, nada vale receber um bom salário se eu não puder apresentar aquilo que sei o que gosto de fazer.

Não sei se vejo as coisas de forma distorcida, mas tenho lido e escutado em emissoras de rádio não vinculadas à Globo que muitos estão deixando a emissora por não quererem mais estar na geladeira esperando por uma oportunidade. Saindo mesmo que para ganhar menos.

Outro fato mencionado é a mudança que ocorreu após Roberto Irineu Marinho ter assumido o comando da emissora, este que não tem o mesmo impulso do pai (ou pulso) e não impede seus contrados de aparecerem em outras emissoras para receberem prêmios, assim como não vem fazendo contratos com estrelas apenas para não perdê-las para outras emissoras.

Como eu disse anteriormente, a Globo não tem poder de mandar no Brasil, mas ainda, a meu ver, continua sendo a maior ferramenta para tal!