Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Veneza brasileira

Diferente do ponto turístico italiano, a capital Paulista sobre com o crescimento sem planejamento.

Veneza (ITA): maior alagamento dos últimos 20 anos.

O dia em que a cidade parou. Assim muitos noticiaram a manhã do paulistano e dos povos da região metropolitana. Choveu o esperado (e a média) para um terço do mês em apenas 12 horas. Os rios “transbordaram”, inundando suas margens, complicando o trânsito, artéria nervosa do centro financeiro e industrial do país.

Parado. Pouca coisa pior que um dia seco.

Ai entrevistam prefeito, governador, secretário de águas, tudo a procura de um culpado.
Porque não entrevistar Deus?
Aula simples de geografia, experimento que pode ser feito com qualquer um em casa mesmo: pegue um funil e deixe a torneira gotejando, você terá o escoamento imediato da água. Ai você abre bruscamente a torneira e mágica: o funil transborda! Mas você pode fazer mais furos e o escoamento vai melhorar significamento


Tempo já havia melhorado as 10h.
http://www.saisp.br/geral/processo.jsp?BACKCOLOR=1&OK=OK&OVLCODE=SAO&PRODUTO=23&USERID=Publico&


A ocupação desordenada, mais uma vez, prova que a impermeabilização do solo (além dos alagamentos normais de uma grande chuva) causam o efeito de inundação. Não somente as margens, mas a região metropolitana agoniza a escassez de áreas verdes e permeáveis.

A casa caiu.

A ocupação de encostas também é um desafio para a administração pública. Soterramentos poderiam ser evitados, removendo famílias de áreas de riscos, mas surge o grande problema de moradia e onde colocar tantos e mais: como evitar novamente a ocupação das áreas de risco.

A solução que parece simples, evitar ocupar as áreas provenças a alagamentos ou deslizamentos, torna-se um desafio sempre para as próximas administrações.

A locomoção de pessoas, tão prejudicada, seja com transporte particular ou público, é outro grande problema nesses dias.

Óia: quando você vai encontrar a marginal assim, andando?

Bom, atrasos, danos, mortes, isso são bilhões de reais escoados junto as águas, que pelo menos, vão encher os reservatórios de hidroelétricas no curso do Tietê.

Bacia do Tietê: Tudo o que chove por aqui vai para o Rio Tietê.

É bom lembrar, para aqueles que aqui moram, que esse excesso de chuvas não significa que vai acabar o rodizio de fornecimento de águas: nossa água vem principalmente da bacia do Alto Tietê.

6 comentários:

Alfredo de França disse...

O que eu não entendo nessa história toda é o porquê de culparem as autoridades quando ocorrem essas tragédias. Que absurdo!

Então o sujeito vai na beira do rio, vê que quando chove enche e mesmo assim constrói o barraco, daí quando chove e a inundação leva tudo, joga a culpa no prefeito...

Ou então o cidadão constrói a casa na encosta de um morro, a prefeitura vai lá e avisa que é uma área de risco mas mesmo assim o sujeito não sai do lugar (e não há lei que o obrigue a sair), daí quando acontece o deslizamento, advinha... a culpa é do prefeito!!

Ou pior ainda, todo mundo sabe que se jogar lixo na rua vai entupir os bueiros, mesmo assim todo mundo joga, daí quando chove e alaga tudo a culpa mais uma vez de quem é?? Do prefeito!!!

Será que um dia as pessoas irão se tocar que cada um é responsável pelas suas vidas? Será que um dia vão parar de jogar a culpa sempre no outro e vão finalmente se questionar sobre suas próprias atitudes??

Duvido! O final dessa história todo mundo já conhece: "É culpa dus puliticus!", ou então; "Foi a vontade de Deus!!"

Alfredo de França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sejO! disse...

Lembrando que, o "empréstimo" não teria grande serventia, já que o volume de águas dificilmente escoaria rápido. Ainda, o assoreamento é algo natural, e não só ação de lixo. Como ainda é noticiado, algumas áreas estão alagadas, algo também normal, o rio encheu e precisava ir para algum lugar, que no caso está ocupado por moradias (irregularmente). Culpar o PSDB do Serra (ou vice e versa) vai exatamente contra o que disse no 1o. post. Ora, quantas ações seu PT também deixou de fazer quando era governo em São Paulo? e porque ainda a Vila Galvão, praça Oito, Macedo, sofre com enchentes? Foi vontade de Deus, lixo da população ou erro do PT? afinal faz 9 anos que estão empacando nossa cidade. Claro que acho válido noticiar o que a "Folha" (a qual também já disse que não deveriamos dar credibilidade) coloca nos seus diários, mas por outro lado algumas notícias são carregadas de segundas intenções, e este é um bom exemplo: Se nós sabemos que a falta de planejamento, crescimento desordenado e etc além do ecesso de águas e blá blá blá foram, e tem tendência a aumentar ano a ano o problema, o porque de culpar o Serra? Bom, poderia ter somado a isso uma outra notícia, que falava que a obra de ampliação das marginais também impermeabilizam as margens, agravando o problema. Era perfeito. Uma obra do Estado que prejudica de alguma forma a população (nesse caso específico). Muitos citaram que o ideal era investir o valor em transporte público, o que diminuiria o trânsito nas marginais. Talvez fosse até mais útil, não menos parcial.
Lí em muitos fóruns, sem muito conteúdo, enfim, que o jardim "pantanal" (nome perfeito para o lugar) deveria receber a visita do Suplici, Erundina, Marta (ainda com o apelido de Martaxa, que agora tentam empurrar para o Kassab), afinal, de certa forma, apoiam a ocupação ilegal não impedindo que aconteça. O maior exemplo de todos são os movimentos de "Sem terra", "sem teto" (sem vergonha), financiados com dinheiro público pelo governo do PT para invadir e destruir propriedades, com diversas desculpas, e desrespeitando qualquer lei do nosso país.

sejO! disse...

Finalizando, neste domingo foi publicado uma reportagem com a Geógrafa Odette CArvalho de Lima Seabra, a respeito do transbordamento do Rio Tietê, entre outros, segue o link:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,a-varzea-pertence-ao-rio,481032,0.htm

Abraços.

Alfredo de França disse...

Eita... Calma ae hombre!!

Primeiro, eu não sou do PT! Não entendo porque vc chegou a essa conclusão, eu defendo as administrações que considero boas e isso não se refere somente ao PT. Exemplo disso, votei no FHC na eleição e reeleição, e não me arrependo nem um pouco, acho inclusive que foi um "bom" governo.

O segundo post que coloquei foi pq sei que existe o açoreamento e que cabe à administração tomar providências com relação à isso, coisa que parece não estar sendo feita pelo prefeito de SP conforme a própria reportagem diz. Mas entendo o que vc quiz dizer, ficou parecendo um pouco contraditório com o que eu disse no primeiro, por isso achei melhor excluí-lo.

E finalizando, concordo com o que vc disse em relação ao MST, Sem terra e demais "sem vergonhas" que vivem de causar desordens no país. Acho que o governo já devia ter suspenso os benefícios para todos e rompido com os movimentos.

Aliás, a CPI do MST é a primeira que acredito ter algum sentido nos últimos anos...

Wagnelson da Silva disse...

O problema das enchentes é a falta de informação das pessoas que vivem nas cidades.