Boas Vindas!

Você está no Congresso Nacional!
Um lugar onde se junta pessoas dos mais diversos estilos, etnias, gostos e opiniões e ficam aqui, sem qualquer tipo de receio, levando a banca suas palavras e considerações sobre os mais diversos assuntos.
Vamos apresentar nossas idéias, debatê-las ao fundo e, se alguma coisa for útil, agregar às nossas, se não, engavetá-las!

sábado, 3 de outubro de 2009

Pra frente Brasil!

O clima de patriotismo pós-vitória do Rio é constrangedor, mesmo que previsível. Lula, líder inconteste da nação, levou (trouxe) mais essa. Às lágrimas, como sempre.

"O Brasil ganhou definitivamente sua cidadania internacional. Nós não somos mais de segunda classe, somos de primeira classe", disse, para lá de emocionado, um presidente que só faz inflar na história do país.

Conquistamos as Olimpíadas de 2016 depois de, sob seu comando, levarmos a Copa de 2014, descobrirmos o pré-sal, liderarmos o G20, ditarmos regras em Honduras, resistirmos bem à crise.

Ninguém segura esse país, dizem os entusiastas e os ingênuos.

Os anos 00 são o ano zero do Brasil potência. Somos melhores produtores das commodities mais básicas do planeta, que mesmo na crise são difíceis de cortar. Teremos muito petróleo. Nosso sistema financeiro provou solidez quando o sistema global colapsou. Nossa moeda só ganha força. Temos mercado interno grande e em expansão. Indústria diversificada. Multinacionais se agigantando. Ufa! Um país a fazer e uma embocadura econômica capaz de iniciar o processo.

O país volta a viver um clima ufanista de pra frente Brasil não visto desde a ditadura militar. Só que agora pela esquerda, patrulheira.

Outro dia, neste espaço, postei texto com o título "Vergonha de ser brasileiro". Sobre minha vergonha de ver o presidente do meu país afagar Mahmoud Ahmadinejad pouco depois de o iraniano chamar o Holocausto, que dizimou familiares deste e de outros milhares de brasileiros, de "mentira". Que vergonha!

Choveram cartas de insulto, como se um bom brasileiro não pudesse se envergonhar do país. Pelo contrário. Patrioticamente, me envergonham a miséria, a falta de educação, de justiça, de ética, me envergonha a falta de vergonha dos políticos.

Mas os próximos anos prometem. São a melhor chance do país. Não menos porque vivemos um bônus demográfico inédito que turbina o crescimento, uma combinação de quedas de natalidade e mortalidade com mais mulheres e adultos em idade produtiva e menos pessoas por lar.

Depois de tantas décadas perdidas, não podemos deixar mais essa passar. É hora de espírito crítico e racionalidade. A euforia não deve esconder os grandes defeitos do país, todos óbvios, provas óbvias do nosso subdesenvolvimento.

Vencemos Chicago e Obama, mas não vencemos Sarney e Renan.

Falta muito para o Brasil ser de primeira classe, como decreta Lula. Tem muita gente vivendo em classes muito piores.

Como estarão os miseráveis nos morros cariocas quando a tocha olímpica iluminá-los em 2016? Já temos um prazo.

3 comentários:

sejO! disse...

26 Bilhões de reais. Esse é o valor previsto para a capital fluminense receber as olimpíadas. Em 2009, o orçamento da capital paulista foi de 27,5 bilhões de reais. um valor equiparado. E daí?

Esses valor do orçamento de São Paulo, foi aplicado em todas as áreas de atuação do município: Saúde, Educação, Saneamento, Transporte, Moradias, Ambiente e Esportes, entre outros, para uma cidade com nada menos de 11 milhões de pessoas e os problemas que a superpopulação acarreta.

O governo federal (através do ministro de esportes) irá direcional o equivalente a um ano do orçamento de São Paulo para receber turistas e seus dolares no Rio. O que entendo é exatamente isso: Todas as cidades brasileiras, que arrecadam impostos, todos os cidadãos que compram arroz, estão bancando a infra-estrutura necessária e tardia na cidade maravilhosa.

Não sou contra os jogos políticos (políticos sim), sou contra bancar uma festa na casa alheia e nem ao menos participar dela.

Para os mais otimistas, os investimentos na cidade sede pode chegar a 90 bilhões de reais, na cidade sede, que fique bem claro.

Para os contras, o orçamento inicial do PAN2007 (também no Rio)tinha uma previsão inicial de 800 milhões de reais, está em 3,5 bilhões e ainda não terminou! O TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu diversas obras por irregularidades e desvios.

Mostrar ao mundo o quê? Sem nem as "comunidades" aparecem no vídeo promocional? Ou que Chicago e Tóquio foram "Eleminadas" no telão em Copacabana? Ainda que nós somos os país do "Créu"?

É... sou mesmo um imbecil.

sejO! disse...

Desculpe, as fontes:

http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/10/02/rio-2016-uniao-estado-municipio-contornaram-divergencias-politicas-apos-pan-767889241.asp

http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/10/01/rio-2016-economia-do-pais-pode-ganhar-quase-90-bilhoes-em-investimentos-com-olimpiadas-767862407.asp

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u483658.shtml

http://www.meionorte.com/noticias,lula-chama-criticos-do-bolsa-familia-de-imbecis-e-ignorantes,78475.html

http://www.lancenet.com.br/multimidia/?vid=38486890-28d1-45f3-ad99-433e3693506d

http://www.lancenet.com.br/noticias/09-10-02/628114.stm?olimpiada-olimpiada-erro-de-portugues-em-festa-do-rio

Alfredo de França disse...

Justifico meu comentário tardio neste post tão interessante. No mês de outubro/novembro estive reformando minha casa e por isso não consegui acompanhar o blog, por isso só agora vou comentar:

Realmente o Brasil vive um momento de grande crescimento, comparável ao "milagre econômico" do período da ditadura mas com um grande diferencial: O crescimento do "milagre econômico" foi mentiroso e elitista, enquanto que o crescimento de hoje é de qualidade e sustentável.

Temos que acrescentar à lista de proezas que estamos fazendo o fato de que milhares de pessoas estão saindo da faixa de pobreza, e que estamos fazendo o MAIOR PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA DO MUNDO (o "Bolsa família", perfeito para o país que tem sido durante bastante tempo o campeão mundial de desigualdade social) e o MAIOR PROGRAMA DE HABITAÇÃO DO MUNDO (o "Minha Casa minha vida", que beneficia todos os brasileiros abaixo da classe média na hora de comprar um imóvel).

Quanto ao Pan americano, Copa do mundo e Olímpiadas, temos que deixar de lado a "dor de cotovelo" pelo Rio ser a cidade mais importante do país quanto à projeção internacional. O gasto que vamos fazer no Rio é um gasto para o Brasil, que vai nos projetar mundo afora. Com esses eventos vamos provar ao mundo que o Brasil "não é um país qualquer, que temos estirpe e que somos capazes de fazer tudo que os grandes fazem" - nas palavras do presidente Lula.

Ironizem o quanto quiserem os adversários políticos e os que torcem para o país afundar só porque o Capitão é do PT, mas realmente "NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS TIVEMOS TANTO DESENVOLVIMENTO EM TÃO POUCO TEMPO!"

Eu chorei de emoção ao assistir a vitória das Olimpiadas, chorei de felicidade e de orgulho porque sou brasileiro e torço para o desenvolvimento do meu país, independente do partido que governa... De fato, essa foi uma das maiores emoções da minha vida.

VIVA O BRASIL!!!